Educação (An Education)

5 de março de 2010 1 Comente Aqui!



Educação é o típico filme que os jurados do Oscar adoram. Muito bem feito, sem grandes novidades, com uma temática legal e seqüências tranqüilas. De fato gostei de assistir essa obra, os diálogos são os pontos fortes e a personagem principal pensa exatamente como eu pensava quando tinha que estudar biologia, física e Química. ( pra que diabos? se hoje faço administração?). Além de pensar como eu, achei a atuação de Carey Mulligan perfeita e é justa a sua indicação ao Oscar de melhor atriz. Quanto a indicação de melhor filme afirmo que fizeram de uma obra "legal" muita zoada. Uma redução de indicados tiraria Educação de evidência. Aproveitando também a proximidade ao dia da mulher, informo que esta obra é tipicamente feminista e agradará as damas que assistirem.

O filme conta a história de uma menina de 17 anos que é totalmente aplicada nos estudos e um destaque de sua escola. A garota se esforça para realizar o sonho de seu pai, estudar em Oxford ( a pressão que o pai exerce sobre a menina, me lembra alguns pais que forçam os filhos a serem "médicos" ou "advogados"). Mantendo sua linha clichê, em um dia chuvoso Jerry (Carey Mulligan) conhece um rapaz (David) charmoso, educado e mais velho. Essa relação vai ganhando corpo e começa a gerar questionamentos internos na personagem central sobre a real necessidade de ter uma formação acadêmica. Jerry passa, portanto, a acreditar no aprendizado voltado para o senso comum (conhecimento adquirido por meio de experiências próprias), seu rendimento escolar declina e Oxford cada vez fica mais longe. Um bom mistério, mas previsível, do filme é a fonte financeira que “banca” todos os gastos mirabolantes de David. Estes gastos e este dinheiro invejável conseguiram "comprar" até mesmo o pai e a mão da menina e logo David foi abraçado pela família dela. No final do filme o senso comum mostra para Jerry uma verdade da vida e esta é a grande mensagem do filme.

Como eu já disse, Educação não é um filme ruim, mas estão fazendo dele algo que ele não é. Não é grandioso, não é inovador e fazendo uma leve comparação, em Preciosa se fala melhor de educação do que no Educação propriamente dito. Espero que Carey Mulligan não seja mais um Luke Skywalker da vida e continue fazendo muitos trabalhos. Há quem diga que sua atuação é maior do que o filme inteiro.

Nota: 7,5 (Acima da média, mas clichê).

Trailer do Filme:

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...